Code Review: essencial para o desenvolvimento de software

Os melhores desenvolvedores de software sabem que a sua rotina deve conter ações que qualifiquem o resultado de seu trabalho, porém, ainda temos a ocorrência de muitos casos em que a segurança digital é negligenciada. Estamos falando especificamente da existência de bugs e falhas em códigos de software, erros que se tornam brechas para ataques de cibercriminosos. É para evitar este problema que existe o Code Review.

O Code Review consiste na prática de revisar códigos das aplicações desenvolvidas. Geralmente essa revisão é feita a cada atualização do software e realizada por um desenvolvedor diferente do que está criando os códigos. O revisor deve analisar arquivo por arquivo para identificar falhas, bugs e pontos de melhoria da aplicação.

Quando os desenvolvedores são contratados para a construção de um software, o cliente espera receber um produto que atenda às suas necessidades. O Code Review permite localizar e corrigir falhas no código antes da entrega do software, funcionando também como um processo de qualidade para garantir a satisfação e a fidelização do cliente.


Boas práticas para aplicação do Code Review

O uso correto do Code Review exige a adoção de práticas importantes, entre elas:
• Ter wiki (documento formado por todas as atividades relacionadas ao projeto);
• Fazer checklists;
• Estar atento às novas ameaças para atualização da segurança da aplicação;
• Utilizar automação em conjunto com o trabalho manual, no intuito de identificar padrões e falhas recorrentes.


Terceirizando o Code Review

A terceirização de Code Review é benéfica para as equipes de desenvolvedores. Para começo de conversa, destacamos os chamados “pontos cegos” que surgem durante a repetição de atividades e durante projetos longos que recebem diversas adequações. É comum que falhas passem despercebidas pela equipe, seja por excesso de confiança ou exaustão. Ao terceirizar o Code Review, os desenvolvedores contam com uma análise isenta, independente e totalmente focada na busca por falhas, gerando relatórios e orientações para a melhoria da aplicação criada. Com isso, os desenvolvedores ganham tempo para se dedicar às correções e a garantia de lançar uma solução mais segura para os seus clientes.

Um bom exemplo desta prática é a solução Proteja Online, desenvolvida para a prevenção e melhoria na segurança de sites, sistemas e aplicativos em geral. Proteja Online conta com o recurso de Code Review e vai além, oferecendo Pentest (teste de invasão de sistemas) e Scanner de Vulnerabilidades, opções que se complementam e que dão ainda mais tranquilidade para desenvolvedores de software.
Saiba mais sobre o Proteja Online! Fale agora com a nossa equipe!