O problema da vulnerabilidade digital

Durante os últimos vinte anos, a tecnologia nos presenteou com uma série de novos equipamentos e sistemas que, juntamente com a internet, impactaram nossas vidas profissionais e pessoais. Soluções que vieram para facilitar nosso dia a dia, mas que por outro lado também motivaram a evolução das ameaças à segurança da nossa informação. Para entender este cenário e como se prevenir das vulnerabilidades digitais em seu ambiente de trabalho, apresentamos algumas informações importantes.

O que é vulnerabilidade digital?

Vulnerabilidade digital é quando existe uma fraqueza que possibilita acesso a informações, dados e funcionalidades do sistema. Para explorar estas falhas, os cibercriminosos utilizam meios e ferramentas que permitem ações maliciosas como:

• Invadir um sistema;
• Roubar informações confidenciais;
• Atacar outros computadores ou equipamentos a partir do dispositivo invadido;
• Deixar um serviço inacessível;
• Executar golpes financeiros.

Quais são os tipos mais comuns de vulnerabilidade digital

Vulnerabilidade digital em redes
Uma rede conecta diversos equipamentos, compartilhando informações entre eles. Redes abertas apresentam mais vulnerabilidades do que uma rede privada. Equipes de TI devem estar atentas ao monitoramento das redes.

Vulnerabilidade digital em sistemas operacionais
Instalar sistemas operacionais legais, registrados, e mantê-los sempre atualizados é a forma adequada de evitar ameaças virtuais à empresa. Isso porque, ao descobrir uma falha, o fabricante corrige e lança atualização do sistema.

Vulnerabilidade digital em armazenamento
Outro ponto de atenção são os dispositivos de armazenamento, como HDs externos ou pendrives, por exemplo. Eles também podem trazer falhas de segurança, e pôr em risco todos os demais equipamentos aos quais forem conectados. Além do risco de perder todos os arquivos armazenados no dispositivo. Antes de utilizar um dispositivo de armazenamento, teste-o em um computador que não esteja conectado com a rede da empresa.

Vulnerabilidade digital em softwares e aplicativos
Todo programa ou aplicativo que você instalar em seu computador, tablet, celular ou outro dispositivo deve ser seguro e confiável. Ainda assim, o risco existe. Então, cuidado com programas crackeados, aplicativos desconhecidos e sites suspeitos.

Vulnerabilidade na nuvem
Embora o armazenamento em nuvem seja considerado o mais seguro, as ameaças digitais também existem para este meio. Os dados na nuvem ainda estão armazenados em um data center, e ainda podem ser acessados por hackers. Nesta modalidade, a questão da segurança é compartilhada, o que significa que o provedor de nuvem pode ser responsável pela infraestrutura subjacente, enquanto a organização contratante é responsável pela segurança dos aplicativos e dados que residem nesse hardware.


Como evitar a vulnerabilidade digital

• Tenha uma política de segurança, estabelecendo normas e regras para o uso dos equipamentos e sistemas;
• Treine suas equipes, conscientizando sobre a importância de evitar determinados acessos ou executar certos programas;
• Evite conectar equipamentos pessoais na rede corporativa;
• Utilize, se possível, autenticação em duas etapas, seja para o telefone celular, seja para e-mail;
• Não utilize programas ou e-mails corporativos em redes privadas ou abertas, exceto a rede da empresa;
• Não forneça senhas para acesso à rede corporativa a visitantes ou outras pessoas de fora da empresa;
• Avise aos responsáveis pela TI sempre que notar algo estranho, ou toda vez que for preciso atualizar algum sistema ou aplicação;
• Peça autorização para a TI antes de baixar e instalar alguma aplicação;
• Tenha uma política de gestão de riscos, com medidas a serem tomadas em caso de necessidade;
• Faça testes regularmente, buscando encontrar e explorar vulnerabilidades, antecipando eventuais ataques;
• Controle níveis de acesso dos usuários;
• Faça uma gestão de mudanças, controlando as alterações, publicações e novos desenvolvimentos das aplicações da empresa;
• Controle os ativos da empresa, impedindo acessos externos e mantendo os equipamentos sempre atualizados.

A vulnerabilidade digital é uma ameaça crescente na vida corporativa, não importando o tamanho da organização. Para auxiliar as equipes de TI nesta prevenção, também surgiram soluções como o Proteja Online, que oferece recursos importantes como o Pentest (teste de invasão de sistemas), o Code Review (análise de código) e o Scanner de Vulnerabilidades, aliando tecnologia e a experiência de profissionais para identificar riscos e falhas.
Entre em contato e conte com o apoio da equipe e das soluções Proteja Online para a segurança da sua informação.